Ebomi Regina de Iemanjá (cozinha)

O aroma forte contrasta com a sensação suave e reconfortante despertada por todos os sentidos trazidos à tona na presença da “receita” criada para a vestimenta que origina a Cozinha: são 6 kg de capim santo desidratado, 2 kg de cidreira, 4 kg de anis estrelado, 2 kg de cravo da Índia e 2 kg de erva doce preenchendo um conjunto de tule de malha nude dublado. Temperos de infusões, de doces que aparentemente nada têm a ver com a Comida de Santo, uma das especialidades da Ebomi Regina de Iemanjá. O ritual envolvido na alquimia de elementos carregados de possibilidades, aromas e sabores, entretanto, é um universo comum à sua práxis. É ele, portanto, a mais forte presença na instalação que embaralha nossa visão, audição, paladar, tato e olfato ao misturar referências africanas, portuguesas e brasileiras num mesmo sabor.

A Galeria ENTRE reúne instalações do projeto “ENTRE: Objetos para vestir, diálogos sensíveis”, idealizado pelo design de moda Alexandre Guimarães e com obras de Pablo Cordier, João Oliveira, Gilberto Monte, Orlando Pinho, Paula Lice e Ebomi Regina de Iemanjá. Alexandre Guimarães criou indumentárias (wearable arts) que servem como catalizadoras do processo criativo envolvidos no projeto. Decidindo ou não utilizar diretamente os vestuários em suas propostas, os artistas convidados criaram instalações que surgem a partir da contaminação entre linguagens, dialogando tanto com as peças de Alexandre quanto com suas próprias questões. A Galeria ENTRE, portanto, é o espaço para que o público vivencie as instalações contidas no processo de “ENTRE: Objetos para vestir, diálogos sensíveis”.

A cozinha criada pela Ebomi Regina de Iemanjá traz ao fundo a roupa criada por Alexandre Guimarães. Foto Leto Carvalho.

A Galeria ENTRE tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia, e fica aberta ao público até 07 de maio de 2017, sempre de quarta a sábado, das 14h às 20h, e aos domingos, das 14 às 18h, no endereço Rua Odilon Santos, 190, Rio Vermelho.

Detalhe do teto da cozinha da Galeria ENTRE. Foto Leto Carvalho.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Esse projeto foi contemplado pelo Edital nº 06/2016 - Setorial de Artes Visuais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

© 2017 por Vicente Queiroz.