Orlando Pinho (área de convivência)
A peça é uma roupa-signo, capa-problema. São 11 bolsos-caqueiros de variadas dimensões, confeccionados em um sobretudo de vinil preto que abriga calandivas de diversas cores, plantadas com terra e argila expandida. Sua concretude tem peso; é real. Mas ao vesti-la e ser mediado por ela, Orlando Pinho desdobra-a no espaço, abre portais cheios de elementos orgânicos, visuais, sonoros, aproximações e apropriações capazes de conduzir a um envolvimento total do público. Sua Área de Convivência é uma projeção de comunicação imediata onde a arte reflexiona e produz interrogações. Ali cabem performances, intersemioticidades e experimentações; se constitui num desdobramento do que lhe interessa: processos de criação em aberto e reflexão.
A Galeria ENTRE reúne instalações do projeto “ENTRE: Objetos para vestir, diálogos sensíveis”, idealizado pelo design de moda Alexandre Guimarães e com obras de Pablo Cordier, João Oliveira, Gilberto Monte, Orlando Pinho, Paula Lice e Ebomi Regina de Iemanjá. Alexandre Guimarães criou indumentárias (wearable arts) que servem como catalizadoras do processo criativo envolvidos no projeto. Decidindo ou não utilizar diretamente os vestuários em suas propostas, os artistas convidados criaram instalações que surgem a partir da contaminação entre linguagens, dialogando tanto com as peças de Alexandre quanto com suas próprias questões. A Galeria ENTRE, portanto, é o espaço para que o público vivencie as instalações contidas no processo de “ENTRE: Objetos para vestir, diálogos sensíveis”.
A área de convivência da Galeria ENTRE recebe semanalmente uma programação de shows e performances. Fotos Leto Carvalho.
A Galeria ENTRE tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia, e fica aberta ao público até 07 de maio de 2017, sempre de quarta a sábado, das 14h às 20h, e aos domingos, das 14 às 18h, no endereço Rua Odilon Santos, 190, Rio Vermelho.